• comercial@concatware.com.br
  • 31 4129-3419 / 31 99309-6445
News Photo

Você sabe o que é a ISO 20000?

        A ISO/IEC 20000 é a primeira norma reconhecida internacionalmente para gestão de serviços de TI. A norma é publicada em duas partes: ISO/IEC 20000-1, que descreve os requisitos para desenvolver e implementar um sistema de gestão de TI e ISO/IEC 20000-2, que explica quais são as melhores práticas para a gestão de serviços.
   
         A norma descreve como implementar serviços de TI orientados de acordo com os objetivos da empresa e que os apoiam, ao invés de focar apenas em necessidades tecnológicas. Ambas as partes da norma foram revistas para oferecer suporte à ITIL – mostrando a você como aumentar a capacidade e o desempenho. 
   

    A ISO/IEC 20000 adota a metodologia conhecida como Plan-Do-Check-Act (PDCA) para os processos de planejamento e implementação de serviços, que consiste de quatro tarefas básicas.
Plan – planejar: estabelece os objetivos e processos necessários para entrega dos serviços com qualidade.
Do – fazer: implementa os processos estabelecidos no plano.
Check – avaliar ou checar: monitora e estabelece métricas para os processos visando confirmar se eles estão sendo executados com qualidade.
Act – agir: toma ações que visam à melhoria contínua dos processos e dos resultados gerados por estes.

    A ISO 20000 é um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI. O seu desenvolvimento foi baseado na BS 15000 (British Standard) e tem a intenção de ser completamente compatível com o ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Sua primeira edição ocorreu em dezembro de 2005.
Os processos de solução, liberação e controle na ISO/IEC 20?000 tratam de:
atividades de tratamento;
incidentes e problemas;
gerenciamento de configurações;
gerenciamento de mudanças e de
gerenciamento de liberações.

Compartilhar o post

Comentário

Clique no Botão ao Lado para Entrar em Contato Conosco!